Acacia decurrens Willd.
Acácia-negra
Divisão: Angiospermae
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Características e curiosidades
Exótica, originária da Austrália, no Brasil, encontra-se cultivada e naturalizada, principalmente no Rio Grande do Sul. Árvore de médio porte, atingindo até 15 metros de altura, possui folhas bipinadas, com folíolos finos e numerosos. As flores são amarelas e com aroma adocicado, reunidas em inflorescências globosas. Produz vagens achatadas com várias sementes. Apresenta rápido crescimento e capacidade de fixar nitrogênio no solo, o que favorece sua utilização em áreas degradadas. Por ser exótica e altamente adaptável, pode atuar como espécie invasora, suprimindo a vegetação nativa em algumas regiões do Brasil. A acácia-negra é utilizada na indústria para extração de tanino, importante no curtimento de couros, além disso a madeira é empregada na produção de carvão vegetal de alta qualidade.
Referências
Acacia in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB636944>. Acesso em: 26 jun. 2025
COSMO, Bruno Marcos Nunes; GALERIANI, Tatiani Mayara; NOVAKOSKI, Fabiula Patricia. Cultivo de acácias: acácia australiana e acácia negra. Agronomia brasileira, v. 4, p. 1-4, 2020.
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |