top of page

ALFENEIRO 

Ligustrum lucidum W.T.Aiton

Angiosperma


Família:  Oleaceae


Nome popular: alfeneiro, alfeneiro-do-japão, ligustro.

Exótica.


Ocorrência: É originária  China, Japão, Coréia. Cusltivada no Brasil.

 

Características A planta é uma árvore frondosa, bem resistente às variações de temperatura e solo, além de ser de fácil crescimento. Possui ramos estendidos e ramagens salpicadas de poros brancos, seu tronco pode ter até 10 cm de diâmetro, sua casca de coloração parda-escura, com fissuras irregulares.

Possui folhas perenes, opostas, de 8 a 12 cm de comprimento, oblongo-ovadas, afuniladas, grossas e coriáceas, avermelhadas quando jovens e posteriormente verde-escuras; brilhantes na página superior e mais claras na página inferior.

Suas flores são pequenas, forma cachos densos na extremidade dos ramos, tem coloração branca ou creme, perfumadas. Seus frutos são redondo ovalados, bastante decorativos, de coloração verde passando a preto-azulados quando maduros, com pouca poupa e contém de 1 a 2 sementes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Aspectos Ecológicos: Polinizada  por abelhas, floresce na primavera/ verão. opaga-se por sementes ou enxertia, dependendo da variedade.

Importância econômica:  A planta é usada como ornamental, em diversos projetos paisagísticos, embelezando praças, canteiros e jardins; além de amplamente utilizada para a composição de cercas vivas.

Por projetar sombreamento durante todo ano e aceitar bem podas, é muito utilizada em arborização urbana, em ruas estreitas com fiação, e praças públicas é até conhecida como “árvore-do-prefeito”.    

Suas folhas dissecadas e transformadas em pó fino, constituem a alfena, utilizada como corante. Seu frutos fornecem uma matéria corante negra, avermelhada, utilizada para dar mais cor aos vinhos.

A madeira do Ligustrum vulgare, é dura e elástica,usada para fabricação de pequenos objetos torneados. Os seus ramos são usados no artesanato, para confecção de cestos, cordas e demais utensílios, por causa de sua flexibilidade.

Uso Medicinal: A planta apresenta propriedades medicinais tais como adstringente, refrigerante, tonificante e anti-flatulência.

Ela ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde renal e no alívio de prisão de ventre, mas deve ser usada com moderação e sempre sob a supervisão de profissional habilitado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page