top of page

ARAUCÁRIA 

Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze

Gimnosperma


Família:  Araucariaceae


Nome popular: araucária, pinheiro-do-paraná, pinho, pinheiro-brasileiro.


Nativa 


Ocorrência: No Brasil, ocorre na região Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina).

Características:  Árvore perenifólia, com 10 a 35 metros de altura, podendo atingir excepcionalmente 50 metros na idade adulta. Tronco reto, colunar quase cilíndrico, copa alta estratificada, tendo aparência de taça nas velhas e cônica nas mais jovens, casca áspera e rugosa. As folhas são simples, alternas, espiraladas. Planta dioica. Estróbilos masculinos em amento cilíndrico alongado, e estróbilos femininos chamados de pinha. As sementes são carnosas e conhecidas como pinhão. A polinização é anemófila, pela ação do vento, ocorre entre agosto e outubro no sul do Brasil. As dispersão das sementes ocorre de abril a agosto no Rio Grande do Sul, e pode ser autocórica, dispersadas pela própria planta, ou zoocórica, por animais, no caso a gralha-azul. No inverno, quando outros alimentos se tornam mais escassos, a gralha-azul alimenta-se quase que exclusivamente dos pinhões, que são as sementes da araucária. Ela voa com o pinhão no bico até outra árvore, onde vai comê-lo. Nesse trajeto, muitas vezes a ave derruba as sementes no solo e elas, ao germinar, renovam a população de araucárias. Em outras oportunidades a gralha-azul enterra os pinhões em diversos locais para comê-los depois. Como não se lembram onde enterraram todos os pinhões, alguns acabam germinando. Assim, as gralhas-azuis são essenciais para a dispersão de sementes das araucárias.

 

Aspectos Ecológicos: O pinhão é alimento para inúmeros animais silvestres como a gralha-azul, cutia, papagaio-de-peito-roxo etc. Na alimentação humana também é muito utilizado como fonte de proteína, na medicina é eficaz no combate a azia e anemia. A madeira é indicada para construções em geral. Na produção de celulose é responsável por papel de excelente qualidade. No paisagismo tem grande efeito ornamental pela beleza da sua copa, sendo utilizado no sul do Brasil como árvore de natal.

bottom of page