top of page

CAPOPOROCÃO 
Myrsine umbellata  Mart.

Angiosperma


Família:  Primulaceae 


Nome popular: capoporocão

Exótica


Ocorrência: Europa
 

Características: Seu nome vem do tupi-guarani e significa árvore que estala. É uma árvore de porte médio, pode chegar a medir até 20 metros de altura, e 50 cm de diâmetro. Seu tronco é reto, sua casca na parte externa possui coloração cinza-claro e internamente é avermelhada. Possui folhas perenifólias (não perde suas folhas ao longo do ano), simples, alternas, espiraladas, oblongas, coriáceas com base obtusa e ápice agudo, podendo medir de 6 cm a 16 cm de comprimento e 4 cm a 6 cm de largura. Suas flores são pequenas, com coloração branca-amarelada, pentâmeras e unissexuais. Tem frutos do tipo drupa globosa, quando maduro possui a coloração roxo escuro e mede entre 3mm a 8 mm de diâmetro.

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Aspectos Ecológicos: A floração ocorre entre os meses de março e dezembro e a frutificação em junho e julho. Sua polinização acontece principalmente pelo vento. E a dispersão de suas sementes por zoocoria, sendo muito consumidos por aves (sabiás, tucanos, jacu, gralha – amarela) e alguns mamíferos como o macaco-bugio. Utilizada na reestruturação de florestas devastadas.

Importância econômicasMuito usada em arborização urbana, devido as suas folhas grandes.

Uso Medicinal: É utilizada em tratamentos fitoterápicos, através de infusões e decocto com a sua casca. Auxiliando no combate às doenças da pele, hanseníase, lepra e também na lavagem de ulcerações e feridas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page