CEDRO
Cedrela fissilis Vell.
Angiosperma
Família: Meliaceae
Nome popular: cedro, cedro-rosa, acaiacá.
Nativa.
Ocorrência: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul.
Características: É uma árvore, que pode medir entre 8 a 40 metros de altura. Seu tronco é cilíndrico e reto a pouco tortuoso. Possui folhas caducas (que caem em determinadas épocas do ano), compostas, pinadas, alternadas, espiraladas. Suas flores são pequenas, unissexuais e brancas, sendo a flor masculina mais longa que a feminina. Os frutos são do tipo cápsula piriforme deiscente. As sementes são aladas numa das extremidades, na coloração bege a castanho-avermelhada
.
![]() |
---|
.Aspectos Ecológicos: É utilizada em reflorestamento de áreas degradadas e preservação ambiental. Por apresentar uma madeira considerada de alta qualidade e com grande valor econômico no Brasil, a espécie está em extinção no ecossistema brasileiro. Suas flores masculinas e femininas apresentam períodos distintos de amadurecimento, a floração acontece em diferentes meses de acordo com a região geográfica que está inserida, assim como a frutificação. Quando esmagadas suas partes apresentam cheiro de alho.
Importância econômica: É utilizada na arborização e no paisagismo, sua madeira é usada para a fabricação de móveis, na construção civil, naval e aeronáutica.