top of page

GUAPURUVU
Schizolobium parahyba (Vell.) Blake

Angiosperma


Família:  Fabaceae


Nome popular:  Guapuruvu

Nativa.


Ocorrência: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul.


Características: Árvore pode atingir até 40 metros de altura e 120cm de diâmetro, seu tronco é reto, alto e cilíndrico, marcado por cicatrizes e de cor cinza. As folhas semicaducifólia, alternas, compostas bipinadas. As flores são grandes, vistosas com sépalas verdes e pétalas amarelas, sua inflorescência em panícula. Os frutos são discentes obovado-oblongo, achatado, glabro, coriáceo, numa coloração pardo-escuro, cada fruto apresenta uma semente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Aspectos ecológicos: Sua floração ocorre nos meses de outubro a dezembro e a frutificação entre os meses de março a setembro. A polinização acontece através das abelhas e diversos insetos, com dispersão das suas sementes por anemocoria, autocórica e barocórica.

Importância econômica: Utilizada no paisagismo urbano, devido ter uma madeira leve e fácil de ser entalhada é usada na fabricação de palitos de fósforos, caixotaria, canoas, brinquedos, saltos de sapatos e em curtume por possuir muito tanino. Suas sementes utilizadas para fazer colares e botões. 

Aspectos Medicinais: Na medicina popular é usada a sua casca por ter propriedades terapêutica adstringente.

bottom of page