top of page

INGÁ-MIRIM

Inga vera Willd.

Angiosperma


Família:  Fabaceae


Nome vulgar: Ingá e Ingá-banana.


Nativa 


Ocorrência: Norte; Nordeste; Centro-oeste; Sudeste e Sul. 

Características: Árvore decídua que pode atingir no máximo 25m de altura, com tronco reto ou um pouco acanalado. Folhas paripenadas, pilosas, sendo os folíolos lanceolados, pontiagudos. Inflorescências em espigas axilares contendo de 7 a 30 flores brancas com muitos estames de cor branca. O fruto é uma vagem esverdeada pilosa, curta medindo entre 4cm a 12cm. As sementes são oblongas.

Aspectos ecológicos: Floração no Rio Grande do Sul nos meses de dezembro a janeiro, com frutificação nos meses de janeiro e fevereiro. Principal vetor de polinização são as abelhas. A dispersão é zoocórica, por animais, no caso os papagaios.​

Importância econômica: É ótima para recuperar solos degradados ou erosivos, por ser uma espécie pioneira. É utilizada como ornamental e sua madeira é usada para caixas, trabalhos internos, brinquedos e lápis. A casca é utilizada para a curtimento do couro. Os frutos são bem doces e podem ser consumidos in-natura. As flores são melíferas e a árvore é ótima para ser plantada na barranca de rios para conter a erosão e alimentar os peixes com seus frutos.

bottom of page