SALSO CHORÃO
Salix alba L.
Angiosperma
Família: Salicaceae
Nome popular: salso-chorão, chorão.
Exótico
Ocorrência: China.
Características: É uma árvore que pode atingir 15 m de altura. O tronco é tortuoso, com casca grossa e apresenta sulcos longitudinais irregulares. As folhas são caducas (que caem em determinadas épocas do ano) com pecíolo curto, margem serrada, limbo é linear a lanceolado. Com flores pequenas, sem pétalas, com coloração amarela-esverdeadas, ricas em néctar e com diferenças morfológicas para cada sexo, sendo flores masculina com 2 estames livres e 2 nectários; a feminina um pistilo séssil, um nectário, e um estigma dividido em duas partes até meio. O fruto é uma cápsula cônica pequena, que ao abrir liberta numerosas sementes cobertas de pelos que promovem a disseminação.
.
![]() |
---|
Aspectos ecológicos: Árvore cultivada como ornamental, sobretudo em locais perto de água. A sua madeira pode ser utilizada para a produção de pastas celulósicas e no fabrico de móveis rústicos.
Importância econômica: Árvore cultivada como ornamental, sobretudo em locais perto de água. A sua madeira pode ser utilizada para a produção de pastas celulósicas e no fabrico de móveis rústicos.
Uso Medicinal: É utilizada na medicina popular para neutralizar a febre. A casca contém salicina e atua como excitante, tônica, adstringente e antidiarreica.