TARUMÃ
Vitex megapotamica (Spreng.) Moldenke
Angiosperma
Família: Lamiaceae
Nome popular: tarumã.
Nativa.
Ocorrência: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul.
Características: É uma árvore que pode atingir até 20 metros de altura e 110 cm de diâmetro. O seu tronco é pouco tortuoso, a casca externa é cinza-rosada com fissura, desprendendo facilmente e a casca interna é na coloração creme- escura. As folhas são caducas (que caem em determinadas épocas do ano), compostas, digitadas com ápice mucronado ou obtuso. As suas flores são tubulares, pentâmeras e azuis e os frutos parecidos com azeitonas, de cor roxo-escura a preto, sendo comestíveis.
.
![]() |
---|
Aspecto ecológicos: Sua floração acontece em outubro a dezembro e a frutificação com o amadurecimento do fruto em janeiro a março. Polinização acontece através das abelhas e de diversos insetos, com dispersão zoocórica, hidrocória e ictiocórica.
Importância econômica: Sua floração acontece em outubro a dezembro e a frutificação com o amadurecimento do fruto em janeiro a março. Uma planta ornamental usada em paisagismo e arborização urbana. E sua madeira utilizada para construções de mourões.
Uso Medicinal: Usada na medicina popular na forma de chás, e também possui propriedades anti-afrodisíacas, antiluéticas, para combater ácido úrico, hipertensão arterial, colesterol, inflamação do útero, da bexiga e da próstata.