VIDEIRA
Vitis sp.
Angiosperma
Família: Vitaceae
Nome Popular: Uva, Parreira e Vinha.
Exótica: É originária da região mediterrânica oriental e Ásia menor.
Ocorrência: No Brasil é cultivada da região Nordeste a região Sul.
Características: A videira é uma trepadeira, de textura lenhosa, com caule retorcido e córtex escuro e fissurado. Seus ramos são flexíveis e emitem gavinhas de fixação. As folhas são grandes, alternas, pecioladas, cordiformes e com lóbulos dentados e pontiagudos. As inflorescências são do tipo raácemo, com flores bem pequenas, branco-esverdeadas. Os frutos são bagas, com polpa doce, gelatinosa a firme, com até três sementes e casca de cor variável, entre o verde, amarelo, rosa, roxo e preto. O período de floração e frutificação varia de acordo com a região, o clima e a variedade de uva
.
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Aspectos Ecológicos: A sua floração ocorre de março a novembro. A frutificação de dezembro a janeiro.
Polinização ocorre por abelhas.
Importância econômica: As uvas podem ser consumidas in natura, ou na forma de passas, sucos, geléeias. O suco fermentado das uvas dá origem ao vinho e ao vinagre. Além destes conhecidos, a gastronomia se beneficia do sabor da uva em molhos para carnes, doces, sorvetes, bolos, etc. A uva e seus produtos são reputados como alimentos funcionais, devido ao seu elevado conteúdo de sais minerais, vitaminas, e substâncias especiais, como flavonóoides e resveratrol. Devido ao seu elevado teor de açúcares, se comparado às outras frutas, as uvas devem ser evitadas por diabéticos e pessoas em dietas de emagrecimento.
Comercialmente, as videiras são conduzidas em suportes do tipo latada ou manjedoura. No paisagismo, o ideal é que seja conduzida em caramanchões, em locais bem ventilados e ensolarados.
Uso Medicinal: As uvas e o seu sumo – mosto – são nutritivas, energéticas, depurativas, diuréticas, desinfectantesdesinfetantes, laxativas, tóonicas e refrescantes. O vinho é estimulante e energético, quando em doses moderadas. As folhas são utilizadas como tempero e, por vezes, contra a diarreia.