Annona sylvatica A. St.-Hil.
Araticum
Divisão: Angiospermae
Ordem: Magnoliales
Família: Annonaceae
Características e curiosidades
Espécie nativa do Brasil, presente na Mata Atlântica, Cerrado e regiões de transição. Ocorre naturalmente em matas abertas e capoeiras. Árvore de pequeno a médio porte, com folhas simples, verde-claras. Produz flores geralmente esverdeadas com manchas. O fruto é uma pinha de polpa adocicada, consumida por animais e humanos. A dispersão das sementes é feita por fauna silvestre. Não ameaçada, mas em declínio em áreas de desmatamento. Fruto comestível e saboroso, utilizado na alimentação in natura. A espécie tem potencial para fruticultura nativa e agroflorestas. Polinização por besouros (cantharofilia), sendo interessante para estudos de biologia floral.
Referências
Mendes-Silva, I.; Lopes, J.C.; Silva, L.V.; Bazante, M.L. Annona in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB110263>. Acesso em: 27 jun. 2025
LOBÃO, Adriana Quintella; DE CARVALHO LOPES, Jenifer; DE MELLO-SILVA, Renato. Check-list das Annonaceae do estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Iheringia, Série Botânica., v. 73, p. 123-126, 2018.
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Aspectos ecológicos:
Importância econômica:
Uso medicinal: O fruto do araticum pode ser considerado fonte de lipídios, fibras e na polpa são encontradas altas concentrações de ácido linoleico (conhecido como ômega 6, gordura essencial ao organismo (VIEIRA, 2006). O fruto do araticum é usado para curar aftas, diarreias, cólicas, tosses e febres (RODRIGUES, 2008).