top of page

CORTICEIRA-DO-BANHADO
Erythrina crista-galli L.

Angiosperma


Família:  Fabaceae


Nome popular:  corticeira-do-banhado

Nativa.


Ocorrência: Centro-oeste, Sul, Suldeste.
 

 

Características: É uma árvore que pode chegar a medir até 15 m de altura e 60 cm de diâmetro. Possui folhas compostas, pecíolos longos, delgados gabros, com acúleos e podendo medir de 4 cm a 9 cm de comprimento. Suas flores são hermafroditas, grandes e vistosas, alaranjadas a rosa claro. Os frutos são do tipo legume na coloração castanho escuros.

 

 

 

 

 

 

 

.

Aspectos Ecológicos:  A floração acontece nos meses de setembro e dezembro e a frutificação em março e abril. Sua polinização acontece através das abelhas, dos insetos e dos beija-flores. A dispersão das sementes é barocórica (por gravidade) e hidrocória (pela água). O besourinho-de-bico-vermelho (Chlorostibon lucidus) é um consumidor de seu néctar. Abriga muitas plantas epífitas e atrai várias aves e insetos

Importâncias econômicaMuito utilizada em paisagismo e na arborização de praças e parques, pelo motivo de se desenvolver e sobreviver em áreas bem drenadas e com pouca umidade também em por ter flores que possuem a forma de um bico de pato.  Sua madeira é usada na construção de boias de pescar, canoas e jangadas. Sua supressão é protegida por lei estadual 9.512/92, exigindo reposição da espécie em caso de corte.

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page