top of page

CIPRESTE

Cupressus sp.

Gimnospermas


Família:  Cupressaceae


Nome popular: cipreste

Exótica.


Ocorrência: Nativa do Hemisfério Norte.
 

 

CaracterísticasÉ uma árvore perenifólia de porte grande, podendo chegar a medir 30m de altura. Seu tronco apresenta casca áspera e fissurada, com a copa colunar e fusiforme. Suas folhas perenifólias (não perde suas folhas ao longo do ano), pequenas, sobrepostas, parecendo escama, cobrindo os ramos e possuem, glândulas aromáticas. Apresentando estróbilos masculinos e estróbilos femininos na mesma planta (plantas monoicas). As sementes são aladas.

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Aspectos Ecológicos: Os estróbilos amadurecem no outono, liberando as sementes.

Importância Econômica: É a espécie de conífera mais cultivada no sudeste e sul do país. Muito usada como planta ornamental em cercas vivas e quebra vento. Sua madeira é usada em construção e para celulose.

Uso medicinal: Todas as plantas do gênero Cupressus são extremamente alergênicas e têm uma escala de alergia OPALS 10 (Ogren Plant Allergy Scale). É um sistema de avaliação de alergia para plantas que mede o potencial de uma planta para causar reações alérgicas em humanos. A escala vai de 1 a 10, sendo 1 - potencial muito baixo para causar alergias – e 10 - Extremamente alto potencial para causar alergias, deve ser substituído por espécies menos alergênicas

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page