ESCOVINHA
Melaleuca citrina (Curtis) Dum.Cours.
![]() |
---|
Angiosperma
Família: Myrtaceae
Nome popular: escovinha, escovinha, escova-de-garrafa.
Exótica: é originária da Austrália.
Ocorrência: Nova Gales do Sul e Victoria na Austrália.
Características: É um arbusto que cresce até 5 m de altura. Possui uma casca dura, fibrosa ou parecida com papel e seu crescimento jovem é geralmente coberto por pêlos macios e sedosos. Suas folhas são dispostas alternadamente, duras, planas, estreitas em forma de ovo com a extremidade mais estreita perto da base e com uma ponta pontiaguda, mas não ponta afiada. As flores são vermelhas e dispostas nas pontas dos ramos que continuam a crescer após a floração. A floração é seguida por frutos que são lenhosos, cápsulas em forma de xícara, em cachos cilíndricos ao longo do caule. As cápsulas de frutificação permanecem fechadas até que a planta ou a parte que as contém morra.
.
Aspectos ecológicos: A floração ocorre na maioria dos meses do ano, mas principalmente em novembro e dezembro. Aves foram observadas usando a espécie como fonte de alimento.
Atrai os beija-flores e inúmeros insetos polinizadores, principalmente abelhas.
Importância económica: No paisagismo, a escova-de-garrafa se destaca como árvore isolada, principalmente na borda de lagos, onde seus ramos pendentes podem tocar a água graciosamente. Também se presta para a formação de cercas-vivas, não compactas, mas muito vistosas se podadas regularmente.