top of page

FIGO

Ficus carica L.

Angiosperma


Família:  Moraceae


Nome popular: figo

Exótica no Brasil: Originária do Oriente Médio


 

Características: De porte pequeno a médio, as figueiras crescem de 6 a 10 metros de altura, mas geralmente não ultrapassam os 8 metros. A planta é bem ramificada, com ramos frágeis e seiva leitosa. As folhas são verdes, caducas no inverno, com textura papirácea, nervuras bem marcadas e profundamente lobadas, com três a cinco lobos. As flores da figueira não são visíveis pois se encontram dentro do figo, que é uma infrutescência e não uma fruta. Sicônio é o tipo de pseudofruto ao qual pertencem os figos.

 


I

 

 

 

 

 

 

.

Aspectos ecológicos: As flores são polinizadas devido a uma simbiose com um tipo muito específico de vespa-do-figo. Em troca da polinização os figos fornecem alimento e abrigo para todas as fases de vida da vespa, em uma complexa relação. Se a polinização ocorrer serão produzidas sementes. Os figos maduros também são muito atrativos para os passarinhos. A floração ocorre de maio a setembro.

Importância econômica: A figueira é uma árvore fácil de cultivar no pomar doméstico. Ela provê uma quantidade enorme de figos que podem ser consumidos maduros, in natura, ou mesmo verdes, em preparos diversos. Os figos verdes se prestam para geleias, doces em calda, figadas, figos desidratados, cristalizados, licores, etc. Os maduros entram crus ou cozidos em pratos doces ou salgados, como saladas, assados e sobremesas refrescantes. Além dos figos, a figueira adulta provê uma agradável sombra, gostosa de curtir em chácaras, amplos jardins e parques. Obs: A figueira possui látex que pode provocar graves queimaduras na pele. Ao manusear frutos, ramos ou folhas, principalmente durante as podas ou colheita deve-se utilizar equipamento de proteção, como luvas e mangas longas. Os frutos verdes devem ser cozidos antes do consumo. Os frutos maduros podem ser consumidos in natura, desprezando-se as partes verdes.

Uso medicinal: Os figos frescos e secos foram relatados como uma importante fonte de vitaminas, minerais, carboidratos, açúcares, ácidos orgânicos e compostos fenólicos, também contêm grandes quantidades de fibras e polifenóis (JEONG E LACHANCE, 2001; VINSON et al., 2005). O látex extraído das folhas e frutos do figo são utilizados para o tratamento de vitiligo ou para queimar verrugas (GIRRE et al.,1980).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page