top of page

JAMBOLÃO

Syzygium cumini (L.) Skeels

Angiosperma


Família:  Myrtaceae


Nome popular: Jambolão, Cereja, Jalão, Kambol, Jambu, Jambul, Azeitona-do-nordeste, Ameixa-roxa,Aazeitona, Baga-de-freira, Guapê, Jambuí e Azeitona-da-terra.


Exótica


Ocorrência: Natural dos trópicos, particularmente da Índia, Tailândia, Filipinas e Madagascar.

 

Características: Árvore perenifólia com cerca de 15m de altura. Copa com folhagem abundante, formato arredondado. Folhas simples, opostas, lanceoladas ou lanceoladas-oblongas. Inflorescência com flores numerosas, pequenas, de coloração creme, hermafroditas.Os frutos são numerosos, ovóides, carnosos, negro-arroxeados, que possuem uma única semente envolta por uma polpa carnosa que apesar de ser um pouco adstringente, tem um sabor agradável ao paladar.Floresce entre setembro e novembro e produz frutos de dezembro a fevereiro.Polinização é realizada por abelhas.Adispersão dos frutos é ornitocórica, realizada por pássaros. A coloração característica do fruto do jambolão se deve ao alto teor de pigmentos antociânicos.

Aspectos Ecológicos: A fruta costuma ser consumida in natura, mas também pode ser usada em compotas, doces, licores, vinho, vinagre, geleias, tortas, etc. Os frutos servem de alimento a diversos pássaros. Utilizado na indústria farmacêutica com propriedades antibacteriana, antifúngica, antiviral e antialérgica das folhas e anti-inflamatória e anticarcinogênica, no caule.O jambolão é usado em jardins, sendo muito comum nos canteiros muito cultivada para quebra-vento e na beira de rios.

Uso medicinal: O fruto in natura é adstringente, sendo sua casca usada na atividade antidiarreica, antipirética, e contra atividade do HIV-1, sendo utilizada no tratamento de hemorragias, leucorreia, úlcera venérea, indigestão e purificação do sangue, disenteria, dispepsia, anti-séptico, gengivas esponjosas, estomatite, e queimaduras. . As sementes são aproveitadas para anticonvulsivante, hipoglicemiante, obstipação, antiinflamatória, bactericida e hipertensão. As folhas são usadas para diabetes, ação hipotensiva, diurética, cataplasma em doenças de pele, e acalma prurido

bottom of page