LARANJA
Citrus sinensis (L.) Osbeck
Angiosperma
Família: Rutaceae
Nome popular: Laranja e Laranjeira.
Exótica.
Ocorrência: Asiático.
Característica: É uma árvore que pode chegar a medir 9 metros de altura, com tronco reto, na coloração castanho-acinzentado. Suas folhas são coriáceas, brilhantes e muito aromáticas. Com flores são pequenas, melíferas, na cor branca e aromáticas, e frutos globoso na cor laranja quando maduro.
.
![]() |
---|
Aspectos ecológicos: A sua floração acontece no mês de maio, e frutificação ocorre de forma mais abundante no outono, mas pode ser encontrado durante todo ano. A polinização acontece através das abelhas.
Importância econômica: Seu fruto é muito comercializado para ser consumido in natura ou em receitas de diversos pratos culinários, sendo o Brasil seu maior produtor, das suas folhas e flores são extraídos os óleos essências comercializado no ramo de perfumaria e da gastronomia, o mel de suas flores é o mais valorizado no mercado
Uso Medicinal: Possui muito valor nutricional, conhecida pela ser fonte de vitamina C, sendo utilizada na medicina popular na prevenção de gripes e resfriados, mas também para enxaqueca, insônia e como regulador do trato intestinal por ter uma grande quantidade de fibra.