Archontophoenix cunninghamiana H. Wendl. & Drude
Palmeira-real
Divisão: Angiospermae
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Características e curiosidades
Espécie exótica, nativa da Austrália, mas muito cultivada no Brasil como planta ornamental. Naturalizada em algumas áreas. Palmeira de grande porte, até 20–25 m. Folhas pinadas, com longos pecíolos. Inflorescência é uma panícula com pequenas flores arroxeadas. Frutos do tipo drupa, arredondados e vermelhos. Tolera solos úmidos e clima subtropical. Exótica, mas não considerada invasora até o momento. Muito usada em paisagismo urbano e jardins, seus frutos atraem aves frugívoras e possui crescimento rápido e fácil contribuindo para sua adaptação.
Referências
Arecaceae in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB593074>. Acesso em: 27 jun. 2025
Santos, Nicolas Nathan dos. Protocolo para o controle da espécie invasora Archontophoenix cunninghamiana (H. Wendl.) H. Wendl. & Drude em um remanescente urbano de Mata Atlântica em São Paulo/SP. 2022.
Martins, Thais dos Santos. Inventário e análise da arborização no campus centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. 2016.
![]() |
---|
![]() |