top of page

PATA-DE-VACA

Bauhinia forficata Link

Angiosperma


Família:  Fabaceae


Nome popular: Pata-de-vaca

Nativa

Ocorrência:
 
CaracterísticasArvoreta caducifólia, com 4 a 10 metros de altura e tronco tortuoso, curto e delgado. Folhas alternas, simples, ovadas, bilobadas com dois lóbulos em forma de pata-de-vaca, quando jovem, os ramos têm dois espinhos curvos com estípulas na base do pecíolo. Suas flores são brancas, de antese noturna, com período de floração entre o final do mês de outubro até janeiro. O fruto é uma vagem linear, achatada. 
A maturação dos frutos ocorre de abril a maio no Rio Grande do Sul. A polinização é realizada principalmente por morcegos. A dispersão é autocórica, ou seja, as sementes são disseminadas por explosão espontânea do fruto. E então as sementes que são aladas são levadas pelo vento para longe da planta mãe.

Pata de Vaca (1)
Pata de Vaca (2)
Pata de Vaca (3)
Pata de Vaca (4)
Pata de Vaca (9)
Pata de Vaca (6)
Pata de Vaca (7)
Pata de Vaca (12)
Pata de Vaca (5)
Pata de Vaca (8)
Pata de Vaca (13)
Pata de Vaca (15)
Pata de Vaca (16)
Pata de Vaca (17)
Pata de Vaca (18)
Pata de Vaca (20)
Pata de Vaca (21)

Aspectos ecológicos: É uma planta pioneira e secundária inicial, elas têm crescimento rápido como as pioneiras, mas vivem mais tempo que. Recomendada para plantios mistos em áreas degradadas destinadas a reposição da vegetação arbórea. Bastante utilizada em paisagismo, principalmente para arborização de ruas. Suas folhas são reputadas como medicinais apresentando ação diurética e no controle da diabetes. Espécie adequada para produção de celulose.

Importância econômica:

 

bottom of page